PACA

PACA
Blog destinado ao compartilhamento de informações e trabalhos desenvolvidos para efetivação do parque.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Claudio Abrantes coordena audiência pública sobre Parques Ecológicos em Planaltina

Claudio Abrantes coordena audiência pública sobre Parques Ecológicos em Planaltina
Realizou-se na noite de ontem, 15/08, no Centro Educacional nº 01 de Planaltina (Centrão), a audiência pública da Câmara Legislativa do Distrito Federal para debater os parques ecológicos de Planaltina. A atividade foi proposta e coordenada pelo deputado Cláudio Abrantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Realizou-se na noite de ontem, 15/08, no Centro Educacional nº 01 de Planaltina (Centrão), a audiência pública da Câmara Legislativa do Distrito Federal para debater os parques ecológicos de Planaltina. A atividade foi proposta e coordenada pelo deputado Cláudio Abrantes.
A VI RA, Região Administrativa de Planaltina, possui nove Parques ecológicos: Sucupira, DER, Cachoeira do Piripau, Retirinho, Lagoa Joaquim de Medeiros, Pequizeiros, Colégio Agrícola, Estância e Vale do Amanhecer. Todas essas Unidades de Conservação (UC) estão localizadas próximas à Estação Ecológica de Águas Emendadas, onde nasce as águas para formação da bacia Araguaia Tocantins, ao norte, e a bacia do Prata, ao sul. 

Na abertura o deputado Abrantes destacou a importância da audiência, para que “as autoridades e a população possam analisar conjuntamente quais os melhores caminhos para a efetivação de uma política ambiental que fortaleça a sustentabilidade e a preservação ambiental, criando as condições para que a população de Planaltina tenha lazer, áreas verdes preservadas e melhor a sua qualidade de vida”, afirmou.

Foi destacada a importância do Parque Ecológico dos Pequizeiros, o segundo maior parque de Planaltina, com 780 hectares (há). “Mesmo sem os requisitos necessários, ganha de todos os outros parques do DF nos requisitos conservação”, destacou o representante da UnB, Felipe Meireles. O maior parque da VI RA é o Colégio Agrícola, com mais de 2 mil ha, mas não tem a conservação nem a diversidade existente no Pequizeiros, além de ser uma área ocupada pelo IFB - Instituto Federal de Brasília.

Todos os oradores reforçaram a necessidade de aprofundar o debate sobre a conservação e estruturação dos Parques Ecológicos de Planaltina. O Administrador Regional de Planaltina, Nilvan Vasconcelos, destacou as ações executadas dentro do projeto “Planaltina – Cidade Sustentável”, o qual se propõe a reconhecer as boas práticas ambientais de Planaltina. O secretário de Administração do GDF, Vilmar Lacerda destacou que a maior desafio da população é cuidar do planeta.

O secretário de Meio Ambiente do DF, Eduardo Brandão, informou ao público que nos últimos dez anos foram inaugurados somente dois parques em Brasília: Olhos D’Água e Taguaparque. “O governador Agnelo quer implantar 14 parque até 2014”, ressaltou. Informou Brandão que Planaltina será contemplada com essa ação governamental.
Antes do encerramento, que ocorreu após as 23h, o deputado Cláudio Abrantes ressaltou a importância da efetivação e estruturação dos parques ecológicas em Planaltina, e que continuará, em parceria com o GDF, criando as condições para que a população da cidade tenha vez e voz na definição das políticas ambientais a serem aplicadas. “Está não é a última audiência pública sobre os parques ecológicos de Planaltina, está é a primeira, faremos outras, trazendo sempre os responsáveis pela questão ambiental, para ouvir a população e apresentar os projetos para fazer de Planaltina uma cidade cada vez mais agradável e sustentável”, concluiu Abrantes, ao encerrar as atividades.

Estiveram na audiência pública os deputados Cláudio Abrantes e Ailton Gomes, o secretário de Estado de Administração do DF, Vilmar Lacerda, a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amância, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, o administrador Regional de Planaltina, Nilvan Vasconcelos, o administrador de Parques de Planaltina, Luiz Felipe Viteli, o pesquisador da UnB/Planaltina, Felipe Meireles e representantes de organizações da sociedade civil, estudantes, professores, funcionários públicos e moradores de Planaltina. 

Retirado de: http://www.claudioabrantes.com.br/_noticias_vis.php?acao=visualizarnoticias&id_noticias=557

Nenhum comentário:

Postar um comentário